segunda-feira, 14 de maio de 2012

1ª SEDA do Circuito Fora do Eixo

A Semana do Audiovisual de Taquaritinga, primeira semana da cidade e também do Circuito Fora do Eixo, contou com 4 dias intensos de atividades. Com uma programação voltada à formação e à qualificação do debate, a #SEDATq contou com oficinas, mostras de filmes do Compacto.Cine (campanha de distribuição da DF5) seguidas de debate, #PosTv com debates pertinentes a realidade local e programação noturna com o #SEDAemChamas. A #SEDATq aconteceu entre os dias 10 e 13/5 com programação na FATEC local, Centro Cultural Dança Comunidade - ADESCA e na própria sede do Coletivo Cultural Colombina.

O debate acerca do Software Livre foi temática para um dia todo de atividades na FATEC Taquaritinga. Iniciando com uma oficina de Inkscape, mostra de filme que retratava a ditadura a tarde e #PosTv Software Livre com a presença de Thiago Paixão, Coordenador do FLISOL São Paulo/SP (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) desde 2010 e membro ativo na comunidade Software Livre.





Em cima desta programação, as conversas infinitas orbitaram em assuntos como: liberdade, democracia, colaborativismo e sistema.

Enquanto isso, na sede do Coletivo Colombina, os colaboradores e parceiros do Colombina e do Circuito Fora do Eixo iam chegando à Taquaritinga, para engrossar o caldo da equipe de produção da #SEDATq.





A #PosTv de abertura falou do Camelô 2.0, e contou com a participação dos jornalistas Rogério Marin e Livia Nunes, além do grande realizador do "Delírios de um Cinemaníaco" (longa metragem de ficção, que conta a história de vida de um homem de São Carlos, o cineasta amador Zé Pintor), Carlos Eduardo Magalhães Vieira de Aguiar, o Dudu. 



O Camelô 2.0 nada mais é do que a prática do artísta permitir que outras pessoas ganhem dinheiro com os produtos artísticos, facilitando o acesso à mídia, público e recursos para as próximas produções, independente se parte desse dinheiro volta ou não para o realizador. Para fazer isto basta colocar os filmes sob uma licença Creative Commons, com licença 3.0, permitindo o remix, cópia e utilização com fins comerciais para qualquer pessoa. Claro que o Cine São Pedro também fez parte do bate papo discontraído no sofá do Coletivo Cultural Colombina.

Outro #postv, qualificadíssimo, foi o de #midialivrismo, com a participação do Coletivo fuligem de Ribeirão Preto, Gabriela Reis de Fortaleza, entre outros presentes, que além do prestigio da platéia, participaram todo o tempo.



Assuntos partindo do uso da internet, contrapontos das nossas mídias contemporâneas às arcaicas, as oportunidades de divulgação, ascensão de novos escritores, músicos e atores,  métodos de articulação de eventos da juventude atual, e por ai foi.








O #PosTv de sabado veio com o tema: política pública cultural.
Quem marcou presença na bancada foram: William S. Caju (Diretor do Centro Cultural Dança Comunidade - ADESCA), Luiz Felipe Nunes (redator de projetos AGCIP), Ricardo Ponzio Scardoelli (Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela EACH-USP) e Evandro Camargo (Núcleo Durável Coletivo Colombina). Dentre os assuntos debatidos, as leis de incentivo à cultura, como o PROAC (Governo do Estado de São Paulo) e a Lei Rouanet (Governo Federal). Na conjuntura local, ressaltou-se a necessidade de uma política cultural para a cidade de Taquaritinga, bem como os impasses existentes atualmente, que poderiam ser eliminados. Em Taquaritinga, constata-se um adiantamento da sociedade civil frente ao poder público, no que diz respeito à adesão ao Sistema Municipal de Cultura.









O filme Toxic Amazon, com direção de Felipe Milanez, distribuído pelo Compacto.Cine (campanha de distribuição da DF5), pautou o debate sobre sustentabilidade na mostra da sexta-feira (11/5).






Com uma bancada qualificadíssima de professores da FATEC Taquaritinga, a mesa de debate foi extremamente produtiva. #CódigoFlorestal, #VetaDilma, #ReformaAgrária e #AtivismoAmbiental foram algumas das tags que permearam o debate.


Novamente na ADESCA, ocorreu a Oficina de Light Painting, com o Professor Rafael Milanezi.



Aula bem descontraída, os alunos brincaram ao criar fotos na ausência da luz ambiente, utilizando apenas a luz direta.
Uma das ideias da turma foi, estando cada um com seu emitidor de luz, passear pelo espaço do centro cultural, deixando assim um "desenho livre" no ar. 
Abaixo, uma das fotos Fora do Eixo, literalmente.




Durante o dia, na sede do Coletivo Colombina, houve mostra de vídeo clipes, para descontração dos presentes e como forma de apresentar novas bandas para todos.





Na ADESCA, contamos com apresentação aos alunos de dança do curta "A Cura", dirigido por Rodrigo Sena.

Com uma forma underground do uso da dança, o curta aplicava nas ruas de Natal, Recife e Maceió, técnicas aprendidas nas aulas, com profissionais deficientes físicos, por exemplo, suas problemáticas e soluções expostas.







No período noturno dos dias, o #SEDAemChamas descontraiu o pessoal após o dia de oficinas, debates, transmissões, e os animou para o dia seguinte de programação, com muita musica.
Tivemos uma miscigenação de estilos, com bandas locais como a Prato Feito Sambarock, Reduto 576, Roda de Samba (participação de Zé Mila e Gabriel Longuitano), Grupo de Rapers A Sigla, e as regionais, Zabobô Zebrinha ( Marília ), Banda Ibis ( Serrana).





Os dois primeiros dias ocorreram na Casa do Coletivo Colombina, trazendo o público mais para perto, o que gerou conforto em todos. O resultado foram "reuniões noturnas", regadas de conversas infinitas, bebidas, aperitivos, muito material de mídia, enfim, a ocupação da Sede foi super espontânea.

Com a Casa "cheia", a #SEDATq colocou suas "chamas para arder" em outros points da cidade. No sabado, dia 12, o evento aconteceu no San Remo, com belo e expansivo espaço para receber o público.
A noite de domingo foi excepcional, por ser, além de tudo, o fechamento da SEDA, contando então com o Cabaré, que envolveu a linguagem do audiovisual, dança, teatro e da música.

Com participações dos Grupos de Dança da ADESCA...



                                                                 ...e mostra de curtas do cineasta local Neco Pagliuso.


                                                       
Todos os dias da #SEDAemChamas, a banquinha Fora do Eixo foi montada, disseminando ao convidados os produtos de bandase escritores do Circuito.






















APOIO CULTURAL 







REALIZAÇÃO






DISTRIBUIÇÃO OFICIAL




FINANCIADO POR




Nenhum comentário:

Postar um comentário