terça-feira, 8 de maio de 2012

Vem aí a 1ª SEDA - Semana do Audiovisual de Taquaritinga


A SEDA - Semana do Audiovisual - é um festival multimídia de cinema realizado pelo Circuito Fora do Eixo, de forma integrada, em mais de 40 cidades do Brasil. Em Taquaritinga, a programação está voltada para a formação do artista audiovisual contemporâneo e fomento da cena local. Para isso, a programação contará com oficinas, mostras, mesa de debates, atividades multimídia como o PósTv#. O evento será realizado em 4 dias (10 a 13 de Maio de 2012) de intensa atividade e deve atingir um público variado de idade, classe social e ocupação.

Objetivos

- Fomentar a criação de redes entre os agentes culturais envolvidos, fortalecendo os arranjos produtivos locais;
- Promover a circulação de agentes produtivos e obras, além do intercâmbio de saberes, negócios solidários e formação de público;
- Estimular a produção audiovisual independente, promovendo a formação técnico-científica, bem como a reflexão sobre suas cadeias produtivas numa perspectiva solidária, rizomática e interdependente;
- Fomentar o debate acerca das políticas públicas da cultura, arranjos produtivos locais, sustentabilidade, autogestão e o mercado do audiovisual;
- Fomentar o debate acerca da Mídia 2.0 fazendo um contraponto com os veículos de comunicação locais, em uma perspectiva de democratização das opniões, onde todos somos emissores e receptores de informações;
Promover a circulação de obras audiovisuais, estimulando a relação entre agentes produtivos de estados distintos;
- Promover mostras e exibições de obras realizadas por cineastas curta-metragistras, fotógrafos videomakers dedicados ao setor independente do audiovisual e fotografia;
- Promover destaque e visibilidade das obras realizadas por cineastas, curta-metragistras, fotógrafos e videomakers de Taquaritinga;
- Promover a integração entre o setor audiovisual com outros segmentos-artísticos como o teatro, a música, a moda, a comunicação livre e outros;
- Fomentar discussões políticas, estéticas e conceituais do segmento audiovisual contextualizando o atual momento que o setor experimenta nesta primeira virada de década do século XXI.

Programação


Mostras - Made in Taquá

Mostras voltadas para a produção audiovisual de Taquaritinga. Dentre os produtores Taquaritinguenses temos confirmada a mostra de Neco Pagliuso.
Alfredo Luís Giglio Pagliuso, o Neco, nasceu em Taquaritinga no ano de 1966. No final dos anos 1980 mudou-se para São Paulo para cursar Engenharia na Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo. Nos anos 90 matricula-se no curso de Cinema da Oficina Oswald de Andrade, e torna-se assíduo frequentador de shows, mostras de cinema, exposições, museus, até fundar, com Alexandre Veras e Joel Yamagi, a produtora e distribuidora “Formas do Olhar”, que propiciou que trabalhasse com nomes consagrados do cinema nacional, como Luiz Rosemberg Filho, Sérgio Santeiro, Mário Carneiro e Andréa Tonacci. Teve o documentário sobre a artista plástica Marily da Cunha Bezerra exibido no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). Na mesma época, fez a série “Tempos do Sensível” com Joel Yamagi, que consistiu em cinco vídeos sobre o trabalho de quatro artistas: as pintoras Regina Gontardi Gulla e Jaqueline de Moraes, o escultor Paulo Thadeu e o cineasta Andréa Tonacci, exibidos no Centro Cultural Itaú. Chegou a televisão com um especial sobre o cantor e compositor Itamar Assumpção, exibido na TV Cultura. No final da década de 1990 o colapso da produtora e angústias pessoais o trazem de volta a Taquaritinga, onde passa a exercer, com maestria, diga-se, a profissão de videomaker. Em 2007 foi o homenageado especial da 2ª Mostra de Arte Moderna e Contemporânea, organizada pela artista plástica Marjorie Salvagni, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Oficinas

- Inkscape
- Cobertura Colaborativa
- Fotografia
- Vídeo Dança
- Tecnologia Colaborativa
- Lighting Paint
- Xilogravura

Mostra nas Escolas

Proporcionar aos estudantes dos Colégio Públicos e Privados de Taquaritinga exibição de filmes, com classificação livre, durante o período de aula nos dias 10, 11 e 12 de Maio. Os filmes escolhidos serão produções independentes distribuídos pela DF5 - Distribuidora de Filmes do Circuito Fora do Eixo.

Mesas de Debate
#Camelô 2.0
#Software Livre
#Mídia Livrismo
#Política Cultural

Confirmados

Thiago Paixão: Engenheiro de software, especialista em C/C++, Python e sistemas embarcados, particularmente interessado por projetos com Linux e outras tecnologias livres. Coordenador do FLISOL São Paulo/SP (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) desde 2010 e membro ativo na comunidade de Software Livre. Já contribuiu para diversos projetos em software livre e atualmente é um dos mantenedores do projeto SABIÁ (Sistema para controle de documentos Online) e do ERP Olympo. Atualmente prestando serviços para a SPTrans na plataforma Olho Vivo, que visa disponibilizar dados abertos de geolocalização da frota de ônibus municipal para a população.

Carlos Eduardo Magalhães Vieira de Aguiar (Dudu): Dudu tem 26 anos, carioca da gema e criado na cidade de São Paulo. Começou a trabalhar com cinema em 2004 quando ingressou no curso e Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos. Onde começou a fazer filmes exercendo diversas funções como direção, produção de set, distribuição, montagem, fotografia e principalmente roteiro, tendo já trabalhado em mais de dez filmes entre curtas e médias que circularam por cineclubes brasileiros, mostras e festivais nacionais. Participou da criação de três cineclubes da cidade de São Carlos: o CineUFSCar, Cine São Roque e Cine Gonzaguinha, exercendo funções de programador, produtor e oficineiro de cineclubismo. Foi programador de cinema em três edições do Festival Contato (São Carlos/SP) e no Cine Elite (Cambuquira/MG), é um dos criadores da distribuidora DF5 e participante do CdC frente que debate e articula o cinema dentro do Circuito Fora do Eixo. Hoje, dirige produz e escreve o longa metragem Delírios de um Cinemaníaco.

Gabriela Reis: 30 anos, nascida em Fortaleza, tem formação acadêmica em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, e cursa o quinto semestre de Comunicação Social, com bacharelado em Jornalismo pela FIC Estácio. Há 10 anos atua na área da Produção Cultural, colaborando no planejamento e execução de atividades socio-culturais, com experiência profissional em assessoria de imprensa e cobertura colaborativa, onde realizou trabalhos nos principais festivais de música independente do país. Atualmente trabalha no Grupo Cidade de Comunicação, como colaboradora no portal http://www.cnews.com.br/ , e participa de diversas ações como midialivrista pelo Brasil. Já ministrou oficinas em Assessoria de Comunicação, Novas Plataformas de Tecnologias Sociais e Cobertura Colaborativa. É membro do Coletivo de Juventudes, grupo que elabora e desenvolve projetos culturais com foco na sociedade jovem do estado, em parceria da Coordenadoria da Juventudes e Secretaria de Cultura do Ceará, onde é coordenadora no núcleo de comunicação do  coletivo.

William Silva dos Santos: diretor do Centro Cultural ADESCA , especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade (2008) e em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2007). Possui graduação em Psicologia pelo Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior (2006). Consultor técnico em diversas instituições públicas, privadas e do terceiro setor nas áreas de: treinamento e seleção de pessoal, analista técnico de projetos (sociais, educacionais, ambientais e artísticos), desenvolvimento de materiais institucionais e didáticos, além de atuar como docente em cursos de curta duração e especialização. Foi presidente e delegado regional do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e coordenador do projeto Esporte Social financiado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo – SEJEL. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cidadania, artes, desenvolvimento profissional, recursos humanos e representações sociais. Membro pesquisador do Observatório da Violência e Práticas Exemplares da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – USP Ribeirão Preto (Programa Escolas Públicas, subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP).

Ricardo Ponzio Scardoelli: Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela EACH -USP; Trabalhou como consultor na empresa D´Accord Assessoria e no Instituto Nacional de Gestão e Administração Pública - INGAP nas áreas de de elaboração, implementação e avaliação de Políticas Públicas.

Pacote Zebrinha: A banda Zababô Zebrinha formou-se em Agosto de 2011 na cidade de Marília/SP, a partir do encontro de Gabriel Coiso (São Paulo/SP) e Caio Kraide (Piracicaba/SP). É uma dupla que se propõem a fazer roque com ironia, chocalhos e sem baixo. O release da banda, que fala sobre suas músicas, influências etc, pode ser lido em nosso TNB ou página no Oi Novo Som.

Cientes das dificuldades que envolvem a circulação de uma banda - ou qualquer outro grupo artístico - em que o famoso “tirar do bolso” muitas vezes é tido como uma realidade óbvia, como “investimento”, pura e simplesmente, os dois membros do conjunto realizaram o exercício de olharem para si mesmos e pensarem: “que habilidades outras temos a oferecer para além de tocar estas canções?”.
Deste exercício, resultou-se a criação do “Pacote Zebrinha”, um Projeto de Artes Integradas, em que, da união à partir da banda, outras práticas artísticas realizadas pelos membros da mesma são oferecidas como serviços, passíveis de “contratação” mediante um pacote, um “combo”. O intuito, em termos claros, é facilitar e baratear a circulação de um projeto artístico - a banda - que se ramifica e encontra em demais concepções artísticas: exposições fotográficas, oficina de xilogravura, cobertura fotográfica de evento e, claro, o show da banda Zababô Zebrinha.




Apoio Cultural: Restaurante Tenda Árabe, Supermercado Carvalho, Vídeo Arte, Grupo Gualhardi, ADESCA e FATEC Taquaritinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário